O sol e o verão estão chegando. Você já pode respirar o ar. E como toda mudança de estação, temos nossas particularidades associadas ao diabetes. A temporada de verão é especialmente relevante: calor, viagens, refeições fora de casa, praia... Um quilombo que pode desestabilizar os primeiros verões de alguém com diabetes. Por esta razão e para esclarecer o assunto, quero dizer-vos alguns dos aspectos mais relevantes para que este Verão seja 10.

INSULINA E ONDAS DE CALOR

Esta questão é provavelmente a que mais preocupa no início. E, francamente, é mais fácil de lidar do que pensamos. Preste atenção a estes pontos básicos:

  • Temperatura ótima entre 4 e 8 °C. Uma vez fora da geladeira, tente mantê-lo em temperatura ambiente.

  • Depois de tirarmos a insulina da geladeira, temos 30 dias para usá-la. Essa é a teoria, mas na prática eu digo que ela dura muito mais tempo enquanto estiver em temperatura ambiente. No entanto, recomendo que você calcule o dobro do que precisa para sua viagem e que não gaste descartá-lo na volta (caso tenha passado por terras muito quentes).

  • Evitar temperaturas ambientes acima de 30 ° C, bem como o contato da insulina com a luz solar.

  • No caso das bombas de insulina, a teoria diz que elas duram até 35°C. No entanto, recomendo que você faça trocas mais frequentes de equipamentos e insulina (a cada 48 horas). 

Use carteiras frias e outros gadgets para proteger a insulina. Deixo um exemplo clicando aqui*.

*https://diabetika.es/es/56-carteras-frio

PREPARANDO SUA VIAGEM DE VERÃO

Para que sua viagem seja perfeita é mais do que evidente que você tem que estar preparado e capaz de antecipar qualquer imprevisto. Portanto, há uma série de noções básicas a serem levadas em conta:

  • Prepare o dobro do que você precisa para o seu dia a dia com diabetes (insulina, CGM, recargas de bomba, lancetas, tiras de glicose no sangue, etc.).
  • Se você vai viajar de avião, seria interessante que você levasse consigo um relatório médico em espanhol e uma versão idêntica (ou simplificada), em inglês, onde sua patologia e o tratamento que você tem. Deixo-lhe um exemplo de um relatório médico muito simples neste grande documento que você tem clicando aqui*. 
    * https://www.sediabetes.org/wp-content/uploads/Libro_Vivir_Con_Diabetes.pdf
  • Não se esqueça do cartão europeu de seguro de saúde ou seguro se você vai dançar fora da zona do euro. 
  • Certifique-se de que o material associado à sua diabetes viaja consigo no avião (pelo menos insulina e glucagon têm de ir 100% consigo). 
  • E por falar em glucagon, não se esqueça dele. Se você tem a versão IM não se preocupe: ele dura meses depois de tirá-lo da geladeira (desde que você não o sujeite a temperaturas muito altas). 
  • Não se esqueça do seu material para hipoglicemia (e se você viajar de avião tente não carregá-los em formato líquido ... Não deve haver nenhum problema em passá-lo, mas no caso das moscas). 
  • Quanto ao tópico bomba de insulina e monitoramento vs scanners de aeroporto eu lhe digo: monitoramento e a bomba sempre com você. Pela experiência pessoal de muitos voos, posso garantir que não há nenhum problema em passar o sensor de metal com você. Claro, esteja preparado para o pat-down relevante. 
  • Na medida do possível, tente não administrar insulina durante um voo de avião. É tudo sobre pressões e formação de bolhas. Quanto maior a teoria, mais você sobe, é que há maiores liberações de insulina. De onde ocorreriam as baixas o efeito contrário. 
  • Reveja muito bem o assunto da hipoglicemia e prepare-se bem para que eles não incomodem a viagem. Pense que a tendência é que você desça (calor, caminhadas, refeições fora de casa, etc.). Deixo-vos um infográfico muito bom clicando aqui*.
    *https://www.instagram.com/p/CULNKjJMNgd/?hl=es

AS REFEIÇÕES FELIZES FORA

Eu não sei você, mas como eu tenho diabetes; O que menos valorizo nas viagens são as gastronomias e as refeições fora. O que para muitos é um prazer, para nós pode ser uma pedra no caminho. Quero dar-lhe alguma luz ao longo do caminho:

    • Relativize sua relação com as refeições durante as festas de fim de ano. Se você teve um ano de bons controles, refeições saudáveis e esforços; Dê a si mesmo a homenagem. Aproveite e tente baixar a fasquia durante esses dias.
    • Se você quer simplificar as coisas, procure opções de restaurantes onde você possa puxar para uma refeição com poucos carboidratos: restaurantes que puxam porções sempre serão mais fáceis de lidar do que aqueles com pratos mais exóticos e sofisticados.
    • E por falar em exotismo: digo-lhe três restaurantes que deixo sempre como última opção (pela complexidade da sua gastronomia com tanto açúcar escondido): chinês, indiano e mexicano.
    • Uma mesa de ração muito chachi e visual que vai te salvar em mais de uma ocasião é a de "Roche Rações". Vou deixar clicando aqui*.
      *http://www.aprendizdediabetes.es/guia-roche-2018
    • Lembre-se que muitos restaurantes de fast food possuem tabelas nutricionais de seus produtos em seu site. O mesmo vale para o Starbucks (caso você goste de um delicioso café-lanche). Mais informações clicando aqui*.
      *https://donsacarino.com/tablas-nutricionales-en-restaurantes/

E, por favor, não se esqueça do mais importante: viver, aproveitar. Deixe seu diabetes um pouco de lado durante essa semana ou duas. Você sabe que ela é ciumenta, dependente, porculera. E você sabe que foi "escravo" disso o ano todo. O verão e, principalmente, as férias são épocas para soltar âncora e jogar quilômetros. Momentos para se desconectar e reunir forças. Não estou dizendo para você se livrar do seu diabetes, mas pelo menos baixar a barra que você estabeleceu um pouco.

 

Espero que este verão seja mágico. Pelo menos o meu vou tentar aproveitar ao máximo. Não quero menos para vós. Até a próxima.

OPTE POR ESSES CONTROLES PERFEITOS.

Dom Sacarino.



Comments (0)

Product added to wishlist
Producto eliminado de favoritos
Product added to compare.