Bombas de Insulina



Se falarmos em avanços no diabetes (principalmente no campo do DM1), a bomba de insulina é junto com o monitoramento da glicose o avanço mais revolucionário desde a chegada dos glicosímetros em casa.

Uma bomba de insulina nada mais é do que um microinfusor de insulina que visa emular o funcionamento de um pâncreas funcional. Por isso, cumpre uma série de peculiaridades:

  •   Ele usa exclusivamente insulina rápida em seu manuseio (e você entenderá imediatamente o porquê).
  •  Trabalhe com faixas horárias. A bomba de insulina fornece nosso precioso fluido quase minuto a minuto de acordo com os intervalos de tempo que definimos para ele. Dessa forma, a insulina rápida adquire a mesma funcionalidade de uma insulina lenta, mas se torna mais eficaz por conseguir traçar muito mais o perfil das necessidades que temos ao longo do dia.

Por exemplo: aquela hora do dia soa como aquela hora do dia em que você tende a puxar para cima como um foguete? E o fenômeno da madrugada? Em muitos casos, deve-se ao fato de que as insulinas basais não cobrem completamente as 24h (como pode ser o caso da insulina lantus). Outras vezes é simples que estamos administrando um bolus em 24 horas, mas nossas necessidades não são as mesmas nessas 24 horas (veja como elas aumentam quando acordam). O que é horrível de resolver com canetas torna-se um "passeio" personalizando e aumentando/diminuindo as seções relevantes com nossa bomba de insulina.

 

  •           É combinado com a monitorização contínua da glicose (CGM), para aumentar ainda mais as suas funcionalidades. Não vamos entrar no campo do pâncreas artificial desta vez, mas quero deixar este artigo clicando aqui * caso você queira expandir por conta própria nesse conceito.
  •          A bomba de insulina está sempre com você. Esse novo amigo é inseparável e isso tem seus prós e contras.
  •          Exige que você se torne ainda mais habilidoso na área.

Antes de passar às vantagens vou deixar-lhe alguns recursos: uma imagem com as bombas de insulina que existem atualmente no mercado espanhol (uma vez visto uma que você já viu todas), e um link para um vídeo do Youtube para que você possa ver uma bomba e suas partes ao vivo quando terminar esta leitura **.

* https://www.endocrinologiapediatrica.org/revistas/P1-E33/P1-E33-S2620-A599.pdf

** https://www.youtube.com/watch?v=RwfcQDaj0XI

 

QUAIS AS VANTAGENS DA BOMBA DE INSULINA?

Como usuário de bomba de insulina por 10 anos, vou reunir as evidências com um pouco de experiência pessoal para explicar o que você ganharia melhor se esse dispositivo caísse em sua posse:

1. A hipoglicemia noturna desaparece: Se eu tivesse que escolher apenas uma vantagem, escolheria esta. Como as bombas de insulina são atualmente financiadas em combinação com uma CGM e ambas estão ligadas para trabalhar juntas, a bomba de insulina é capaz de interromper a infusão de insulina quando a CGM detecta um risco real de hipoglicemia.

Como sua detecção é intuída com margem de tempo, se você for dormir sem insulina ativa no corpo; O sistema é capaz de parar quase qualquer hipoglicemia que possa surgir durante o sono. Posso garantir que nos 5 anos que combinei a bomba com a minha CGM eu conto hipoglicemia noturna com uma mão (e tenho dedos sobrando).

2. Elimine o fenômeno feliz do Amanhecer: Ou aquela alta feliz antes de acordar associada aos hormônios contra-insulares. Graças à capacidade que você terá de modificar as necessidades de insulina por intervalo de tempo, corrigir um fenômeno desse tipo será simples. Com as necessidades de aumento nas horas que antecedem essa alta hormonal, você tem a cédula resolvida.

3. A variabilidade glicêmica, a HbA1c, o consumo de insulina diminuem e os tempos de intervalo aumentam.

4. Você vai se tornar mais especialista na área: A bomba de insulina exige treinamento específico e que você atualize muito sobre o cansaço do seu amigo. Sem um mínimo, esqueça de conseguir um. Por exemplo, aprender a contar rações HC é obrigatório se você quiser levá-lo com você. Para mim, esse período de reencontro com meu diabetes me tornou muito mais sábio (e em parte levou ao nascimento de Dom Sacarino).

5. Vai te ajudar com o exercício: E é para se repetir. Mas graças à capacidade de personalizar e que existem até algoritmos automáticos hoje que são focados no exercício; Pois o esporte se tornará mais um prazer e menos um castigo ateniense.

6. Você ganha em qualidade de vida: Pense com cuidado apenas no que você ganha removendo perfurações de cima.

7. Diminuição vertiginosa do risco de lipodistrofias

8. Melhorias específicas em pediatria: O mais notável é, sem dúvida, a capacidade de fornecer quantidades muito pequenas de insulina que com bolis se torna quase inviável (a menos que você a dilua). Bolus que são administrados antes das refeições e faixas horárias podem ser graduados em incrementos de 0,1 u e até 0,05 em algumas bombas. Outra grande vantagem vai para aquelas crianças que sofrem de belenophobe (medo de agulhas).

9. Melhorias específicas para as mulheres: Tanto na gestão do ciclo ovulatório muito complexo como em situações especiais (gravidez, lactação, etc.).

 

E TEMOS DESVANTAGENS?

Obviamente que sim. E embora no cálculo final eu pense que eles indubitavelmente ganham suas virtudes, eles devem ser mencionados:

1. Aumento do risco de cetoacidose: Este é de longe o mais grave de todos. Ao trabalhar exclusivamente com insulina rápida em intervalos de tempo, tudo o que impede uma entrada inadequada de insulina (desconexão, saída acidental do cateter, bolhas, flexão da cânula, etc.), fará com que você entre em cetose/cetoacidose em poucas horas (devido à curta vida útil de 3h de insulina rápida).

2. A bomba vai com você 24 horas por dia, 7 dias por semana: essa "dependência" física e psicológica associada a ser mais ciborgue do que o resto pode ser um problema (especialmente em adolescentes).

3. Os alarmes da bomba: Como você pode imaginar, nosso amigo tem uma série de alarmes que informam de muitas coisas (desde bateria fraca até que o CGM detecte uma hipoglicemia no horizonte). Isso pode, por vezes, desequilibrar e/ou atrapalhar determinadas situações (cinema, um exame, uma consulta, etc.).

4. Reações ou infecções podem ocorrer no local de inserção do cateter.

 

COMO POSSO ME INSCREVER?

 Se você me conhece sabe que sou fã da individualização. No entanto, os hospitais são exatamente o oposto. Protocolos, protocolos e mais protocolos. Em termos de protocolo, estas são as principais indicações que são embaralhadas (a começar pelo fato de que aqui falamos sobre DM1):

1. Pediatria (o SED Pediatric Diabetes Working Group afirma que não há limite de idade).

2. Gravidez ou planejamento dela.

3. Clara tendência à hipoglicemia noturna, inadvertida ou episódios recentes de perda de consciência.

4. Mau controle da patologia (a partir da variabilidade e HbA1c maior que 7).

5. Complicações graves associadas ao diabetes.

6. Pessoas que apresentam hipersensibilidade à insulina e têm necessidades < 0,4 UI/Kg de peso.

Além dos protocolos, a individualização é fundamental. A ponto de eu sempre dizer que se você acha que chegou ao topo do controle do seu diabetes com o tratamento atual e quer continuar melhorando... Insista, insista muito e pese-se até ter a oportunidade de experimentar. Você merece mais.

 

 E AGORA?

Você pode ter ficado curioso. Portanto e para que você continue expandindo o conhecimento eu vou deixar para você tarefas:

1. Acompanhe o blog de tecnologia e diabetes por excelência: www.jediazucarado.com

2. Siga as aventuras dos bombeiros de Merche no Youtube: https://www.youtube.com/@sugarpush9657/videos

3. Absorva um bom documento: https://eprints.ucm.es/id/eprint/61563/1/GONZALEZ_FERNANDEZ_M_TFG.pdf

 

Até a próxima. Até lá sua amiga Sacarina se despede.

 

OPTE POR ESSES CONTROLES PERFEITOS.

 

Dom Sacarino.

 

 

 

Comments (0)

Product added to wishlist
Producto eliminado de favoritos
Product added to compare.